Skip to content

Como economizar combustível ao dirigir?

Dirigir economizando combustível é uma tarefa que não requer grandes adaptações em seu carro ou estilo de conduzir. Depende também de estar com a manutenção do veículo em dia. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para ajudar a reduzir o consumo no dia a dia.

Pise suavemente

Acelerar forte e fazer freadas bruscas são atitudes que elevam o consumo de combustível.

O ideal é pisar suavemente no acelerador para que o motor responda de forma gradual, sem ser forçado. Quando ele trabalha de forma suave, ele rende melhor e o consumo se reduz, além de diminuir o desgaste de outros componentes, como pastilhas de freios, embreagem etc.

Troque as marchas na hora certa

Andar com uma marcha baixa e com o giro do motor alto é ruim, assim como usar uma marcha alta e andar com o giro muito baixo.

Para alcançar o melhor rendimento do conjunto motor-câmbio é preciso trocar as marchas na hora certa, no intervalo de torque máximo informado pelo fabricante. Se o seu carro não tem um conta-giros, troque no momento que sentir que o motor ganhou força e está com uma rotação alta.

Pneus bem calibrados

Rodar com os pneus em mau estado é um dos fatores que mais elevam o consumo de combustível.

Quando os pneus estão com a calibragem errada e mais murchos, eles “prendem” mais ao piso e elevam a resistência à rodagem, o que aumenta o consumo de combustível. Por isso, é importante calibrar os pneus a cada 15 dias, no mínimo. Também é importante manter o alinhamento das rodas. Quando desalinhadas, também enfrentam maior resistência à rodagem, elevando o consumo.

Mantenha as Revisões do seu veículo em dia

Rodas desalinhadas ou desbalanceadas, óleo vencido, amortecedores e bicos de injeção podem afetar MUITO o consumo de combustível do seu veículo. Para evitar o problema não esqueça de fazer as revisões do seu veículo a cada 10.000 Km.

Resistência ao ar

O uso de acessórios que aumentam a resistência à passagem do ar, como bagageiros no teto, por exemplo, eleva o gasto de combustível.

Quanto menor o arrasto aerodinâmico, menor o consumo. Por isso, bagageiros, ou qualquer outro acessório que piora a aerodinâmica, devem ser usados apenas quando for preciso. Uma vez desnecessários, é melhor retirá-los.

Peso extra

Muita gente tem o costume de acumular objetos no carro. O excesso de peso é algo que também contribui para elevar o consumo de combustível. Quanto mais leve o carro, menor o consumo. Por isso, remova tudo aquilo que não é necessário transportar no carro, para não pesar no seu bolso.

Use bem o ar-condicionado

O sistema de ar-condicionado terá que fazer mais força quanto mais quente estiver o ar dentro do carro. Por isso, se o seu carro ficou exposto ao sol, é melhor primeiro abrir os vidros e rodar um pouco para expelir o ar quente que ficou no interior. Quando o ar interno estiver mais fresco, aí você poderá ligar o ar-condicionado sem forçá-lo tanto, o que diminuirá o gasto de combustível.

Quanto maior o “esforço” do ar-condicionado em esfriar o ar do interior, maior o consumo. Lembre-se disso também caso necessite fazer um trajeto curto. Nesses casos, pode nem compensar ligar o ar-condicionado. Até ele conseguir resfriar o ar interior, você já chegou a seu destino.

Temperatura ideal para o motor

O motor tem o seu melhor rendimento quando trabalha em sua temperatura ideal.

O mostrador do painel costuma indicar a temperatura correta de funcionamento. Quando ele ainda não aqueceu, seu rendimento é pior e maior é o seu consumo. Se você precisar percorrer muitos trechos curtos, lembre-se que o motor do carro pode não alcançar sua temperatura ideal nesses trajetos e consumir mais que o normal. Compensa fazer vários pequenos trajetos por dia de uma só vez do que distribuído ao longo das horas.

FAÇA SUAS REVISÕES NA RB AUTOMOTIVO. CLIQUE AQUI!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Promoções

Open chat
Fale pelo Whatsapp
Podemos ajudá-lo?