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Como calibrar corretamente os pneus do carro?

Dicas para calibrar corretamente seu carro e preservar a vida útil dos pneus

Pneus bem calibrados significam economia para o seu bolso, conforto e segurança ao rodar. Por isso, veja algumas dicas para sempre manter a pressão de enchimento correta nos pneus.

Problemas que podem ocorrer se você não calibrar seus pneus corretamente:

  • Desgaste dos Pneus
  • Aumento no consumo de combustível
  • Direção fica mais dura e pesada

Você sabe como calibrar de modo correto os pneus do seu carro?

1- Calibrar os pneus ainda frios

Uma das regras mais importantes é calibrá-los ainda frios.

Caso você já tenha rodado muito e os pneus estejam aquecidos, o ar em seu interior terá se expandido e não será possível medir a pressão com precisão. O ideal é, ao sair de casa, rodar no máximo 3 quilômetros até o posto mai próximo, em velocidade moderada, para que o pneu permaneça em temperatura baixa ao ser calibrado.

2- Confira a pressão exata indicada pelo fabricante do seu carro

A informação está no manual do veículo, mas alguns carros possuem uma indicação em um selo colado no interior das portas ou na tampa do bocal de combustível.

É importante lembrar que a pressão exigida varia conforme a circunstância de uso: quando vazio (apenas o motorista) é uma, e quando carregado é outra. Alguns veículos também exigem pressão diferente entre os pneus dianteiros e traseiros. Confira tudo isso no manual.

Se você anda com o carro geralmente vazio, e vai fazer uma viagem com ele carregado (4 ou 5 passageiros mais a bagagem), antes de viajar, calibrar os pneus com uma pressão superior à indicada pelo fabricante. O pneu pode não resistir a uma carga mais elevada rodando com uma pressão abaixo da correta.

3- Faça a calibragem regularmente

Em geral os fabricantes sugerem que isso seja feito toda semana ou no máximo a cada 15 dias.

O ideal é que, ao menos em uma das vezes em que você for ao posto durante a semana, seja feita uma checagem geral dos pneus, nível do óleo e da água do radiador, nível do fluido de freio e da água no reservatório do limpador dos vidros.

Pneus bem calibrados rodam em suas condições ideais de fabricação. Assim eles alcançam maior durabilidade e economia de combustível.

Rodar com a pressão dos pneus baixa (com o pneu murcho) provoca desgaste prematuro da borracha, sobretudo nas extremidades, além de gerar mais consumo de combustível, pois o pneu parcialmente murcho tem mais atrito com o solo. Também gera desconforto, pois a direção fica mais “pesada”.

Mas também não exagere na pressão dos pneus: quando isso ocorre, há um desgaste elevado do centro da banda de rodagem. Além disso, o pneu fica mais “duro” e gera mais desconforto, pois ele vai transmitir à suspensão, mais intensamente, as irregularidades do piso.

Outra dica na hora de calibrar é levar em conta a diferença de precisão entre as bombas de calibragem de cada posto, pois nem sempre elas estão aferidas corretamente. A sugestão é sempre colocar uma libra a mais que a recomendada. Por exemplo, se o fabricante sugere que seus pneus sejam calibrados com 28 psi nos dianteiros e 30 nos traseiros, coloque 29 e 31 em cada par, para compensar a imprecisão das máquinas. Uma opção é ter um calibrador portátil em casa para verificar a pressão antes de rodar.

4- Por fim, não se esqueça de calibrar também o estepe!

Nada pior que ter um pneu furado e encontrar o estepe vazio. Caso o fabricante não faça uma indicação da pressão, a dica é colocar 5 libras a mais do que as usadas nos demais pneus, para compensar eventuais perdas até o seu uso.

Fácil, não é?

Com estas dicas você pode rodar com seus pneus da forma ideal, gerando maior conforto, estabilidade e MUITA economia.

 

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