Skip to content

Como dirigir com segurança na chuva?

O verão se aproxima, e junto das temperaturas mais altas chega também a temporada de fortes chuvas. Dirigir com segurança nessas condições requer vários cuidados, que muitas vezes começam antes de chover. Confira algumas dicas para dirigir de forma segura nas pistas molhadas.

Cuidados prévios

Palhetas: Tomar medidas preventivas é o primeiro passo para dirigir com segurança na chuva. Uma delas é verificar o estado das palhetas dos limpadores do para-brisa. Elas precisam apresentar maciez e não ter cortes ou a borracha desgastada. Verifique se não estão ressecadas e duras. Se isso ocorrer, é hora de fazer a sua substituição.

Luzes: Outro item importante são as luzes do veículo: é preciso checar se todas as lâmpadas externas estão acendendo corretamente. Trafegar com luzes queimadas aumenta o risco de não ser visto em meio à chuva. A verificação pode ser feita em casa, com o auxílio de alguém por perto.

Pneus: os sulcos dos pneus são os responsáveis por escoar a água que acumula em sua superfície, contribuindo para manter a aderência ao piso. Quanto mais lisos os pneus, ou seja, quanto mais superficiais forem os sulcos, pior para a aderência em pista molhada.

Por isso, é importante avaliar a profundidade dos sulcos dos pneus. Os fabricantes recomendam sua troca quando essa profundidade for de 1,6 mm, que é indicada pelo TWI (treadwear indicator), um filete transversal no interior do sulco, que tem essa altura. Quando ele está no mesmo nível da banda de rodagem, o pneu precisa ser trocado, mas há pessoas que costumam trocar os pneus antes mesmo de atingir esse ponto (3 mm, por exemplo), o que é recomendável.

VERIFIQUE ESTES ITENS NO SEU VEÍCULO

Agende a revisão do seu veículo agora mesmo e mantenha a segurança da sua família!

[si-contact-form form=’6′]

Durante a chuva

Faróis acesos: quando a chuva cai, a visibilidade fica reduzida. Por isso, é fundamental rodar com os faróis baixos acessos (o que já se tornou lei no país). Mais que iluminar adiante, a ideia mais importante é, na chuva, “ser visto por todos”.

Por isso, caso seu veículo disponha também de luzes de neblina, não deixe de usá-las na chuva, combinadas com os faróis baixos. Caso seu carro também disponha da luz de neblina traseira, mantenha-a acesa durante a chuva. E após a chuva, não se esqueça de desligá-la, pois ela gera um incômodo a quem vem atrás, quando a visibilidade é boa.

Ar-condicionado: Ele é um importante aliado para evitar o embaçamento dos vidros. Acione-o e direcione o fluxo de ar ao para-brisa. E deixe a entrada de ar externo aberta, para a renovação do ar interno. Não é preciso ligá-lo a uma temperatura fria. Escolha a temperatura mais confortável, pois basta a entrada do ar seco para remover a umidade que se acumula no para-brisa, o que gera o embaçamento.

Velocidade: reduzir a velocidade é essencial, pois além da menor visibilidade e das pistas mais escorregadias, um dos maiores riscos durante a chuva é a aquaplanagem.

Esse risco aumenta ao passar sobre poças d´água profundas ou água escoando intensamente sobre a superfície do piso. Quando há a aquaplanagem, o veículo perde rapidamente o contato com o piso e fica quase incontrolável. Quanto maior a velocidade, maior o risco de ocorrer a aquaplanagem. Se ela ocorrer, pare de acelerar e mantenha o controle da direção, sem esterçá-la. Ao sair da poça d´água a aderência pode ser recuperada.

Distâncias: Nessas condições, aumente sempre a distância em relação ao veículo da frente. Quanto mais próximo, pior a visibilidade devido ao “spray” que é originado atrás de cada veículo. Além da pior visão, no caso de uma freada de emergência, as distâncias de frenagem aumentam em pista molhada em relação à pista seca. Por isso, evite andar muito próximo do veículo à frente.

Espere a parada da chuva: Caso você se sinta desconfortável com a chuva forte, o melhor é encontrar um local seguro e esperar a chuva passar. Em geral, as chuvas de verão são fortes, porém rápidas. Compensa parar e aguardar por um tempo. Postos de gasolina podem ser uma boa alternativa para o descanso. O acostamento pode ser perigoso, ou mesmo locais junto a árvores, que podem cair devido a um vento forte. Em todas as situações, sinalize muito bem as suas manobras. Vale lembrar que ser visto por todos é uma regra fundamental durante uma chuva forte.

 

 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Promoções

Open chat
Fale pelo Whatsapp
Podemos ajudá-lo?