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Como fazer a manutenção do Câmbio Automático

Cuidados Especiais com carros de Câmbio Automático

Os carros de câmbio automático (incluindo suas variantes: automatizado e com CVT) são cada vez mais procurados no Brasil.

Eles passaram a ser oferecidos não só nos modelos mais caros, mas também em veículos mais compactos, crescendo em popularidade. Por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades da manutenção de câmbios automáticos.

Câmbios automáticos demandam um cuidado especial para não sofrer avarias, pois seu conserto costuma ser mais caro do que o de câmbios manuais. Porém, como em todos componentes do seu carro, fazer a manutenção preventiva é o melhor remédio para não ter problemas e rodar tranquilo.

 Óleo da transmissão

A questão mais importante no câmbio automático é fazer sempre a troca do óleo da transmissão nos períodos indicados pelos fabricantes. Alguns recomendam a cada 30 mil km, outros a cada 50 mil km. Isso depende do fabricante e do tipo de óleo usado.

No câmbio automático, os discos de fricção se desgastam com o tempo e seu lubrificante vai ficando progressivamente mais grosso. Com o tempo ele vai fica mais escuro, indicando que ele vai perdendo sua capacidade lubrificante. Seus filtros internos podem então entupir, o óleo não circular eficazmente pelo sistema e a perda de rendimento será notável. Trepidações começarão a aparecer nas arrancadas e nas trocas de marcha.

Por esse motivo, há usuários que, espontaneamente, decidem substituir o óleo da transmissão até mesmo antes do recomendado pelo fabricante, embora isso não seja obrigatório. Vale acrescentar que o óleo do câmbio trabalha em geral em temperaturas altas, especialmente no trânsito carregado. Por isso, convêm que ele tenha sempre suas propriedades ótimas de viscosidade.

Lubrificante do Câmbio e Filtro

Vale também lembrar de substituir o filtro do lubrificante do câmbio. A grande maioria dos câmbios automáticos têm um filtro ou uma tela para manter o óleo limpo. Caso o lubrificante seja trocado, convém também trocar o filtro ou limpar a tela para que o sistema se mantenha o mais limpo possível.

O preço do óleo da transmissão para câmbios automáticos costuma ser mais caro que o do óleo do motor. Em geral, são necessários de 5 a 6 litros, conforme o veículo. Mas esse custo preventivo é muito mais compensador do que os gastos com eventuais avarias.

Líquido do Radiador

Outro cuidado importante é manter sempre o nível do líquido de arrefecimento do motor (o líquido do radiador). Além de resfriar os componentes do motor, ele também refrigera o lubrificante do câmbio automático. Se faltar esse líquido no radiador e o motor “ferver”, há risco do câmbio também ser danificado, pois ele pode superaquecer.

Acelerar e Frear SUAVEMENTE

Por fim, outro cuidado importante está relacionado à maneira como o motorista dirige. Acelerar e frear fortemente a todo instante é mais desgastante para o câmbio do que acelerar e frear de forma suave. Uma condução mais branda permite prolongar a vida útil do câmbio e dos componentes do sistema.

LEMBRE-SE: Reparar um câmbio ou trocá-lo é MUITO mais caro que ter esses simples cuidados!

 

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