Skip to content

Dicas para o uso correto do bagageiro

Nem sempre é possível contar apenas com o espaço no porta-malas para transportar bagagens no carro. Sempre surgem ocasiões em que é preciso levar mais carga do que cabe nesse espaço.

O uso de bagageiros é uma ótima solução para essas situações. E se esta situação se repete com frequência, comprar um bagageiro é uma saída que pode trazer muitas vantagens no dia a dia.

Confira algumas dicas para escolher o bagageiro ideal para o seu carro, como usá-lo melhor e quais cuidados devem ser adotados.

A primeira questão é descobrir qual é a carga máxima que o seu carro pode transportar. Um bagageiro amplia o volume disponível para levar carga, mas há um peso máximo que deve ser respeitado. Essa informação consta no manual do seu carro. Descubra qual é a sua a carga máxima e depois estime o peso que o bagageiro poderá carregar. E leve em conta o peso do próprio bagageiro e do rack.

O transporte de itens de comprimento longo, como pranchas de surf, caiaques, varas de pesca etc., exige pelo menos a instalação de um rack para a sua amarração. Os racks são barras e bases de teto que são fixadas na capota do carro. Há muitos modelos de racks disponíveis no mercado.

Na hora de escolher um rack (as barras de teto), é preciso identificar quais são os modelos feitos especificamente para o seu carro. As barras variam conforme o tipo de veículo (hatch, sedan, perua, SUV, minivan etc.).

A fixação do rack / bagageiro vai depender do tipo de teto do seu carro: há modelos que dispõem de longarinas, outros que já oferecem pontos de fixação, outros com longarinas integradas no teto, outros com trilhos em T, outros (mais antigos) que têm calhas de chuvas e outros que possuem teto normal, sem facilidades para a instalação de racks. Para cada caso há um tipo específico de suporte para as barras de teto.

Mas se a sua intenção é transportar maletas, sacolas, mochilas etc., o bagageiro, que vai apoiado no rack, é a melhor solução. O bagageiro pode ser um bolsão de teto, e no mercado há modelos, os rígidos (baús) e os não rígidos. É a forma mais segura e mais simples de transportar bagagem extra.

Os bagageiros rígidos têm a vantagem de ter um design que, hoje em dia, é bastante avançado em termos aerodinâmicos. Os mais modernos são desenhados de forma a diminuir o arrasto do ar, reduzindo o consumo de combustível e o nível de ruído ao vento.

COMPRE SEU RACK THULE NA R&B E GANHE A INSTALAÇÃO.
CLIQUE AQUI!

A capacidade dos bagageiros normalmente é indicada em litros, ou seja, em termos de volume. Mas todos eles também indicam qual sua carga máxima permitida.

Os bagageiros rígidos são resistentes e impermeáveis, ou seja, você pode carregas suas maletas e mochilas sem risco que se molhem. Uma dica de segurança é deixar todo o material que vai dentro do bagageiro bem ajustado, amarrado e bem preso. Objetos soltos podem deslocar-se e se danificar. Use cintas de amarração para deixar tudo bem fixado. E sempre convém colocar primeiro os objetos mais pesados, e por cima, os mais leves.

Qual bagageiro escolher? Um fator a ser levado em conta são suas dimensões. Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exige que as dimensões do bagageiro nunca superem a largura e o comprimento do seu veículo. Por isso, cada veículo tem os modelos de bagageiros compatíveis com as suas dimensões.

A altura do bagageiro, a contar a partir do teto, não pode superar os 50 centímetros (exceto no caso de transporte de bicicletas). Com relação à altura, uma dica, na hora de dirigir, é prestar muita atenção à maior altura que seu carro ganha com o bagageiro. Ele fica mais sujeito a choques ao passar sob árvores ou entrar em garagens baixas.

Vale lembrar que o bagageiro faz com que parte do peso da carga de um veículo seja transferida para o teto. Isso altera sensivelmente o centro de gravidade do carro, o que pode mudar sua dinâmica de rodagem. Sua estabilidade em curvas pode sofrer alterações e é preciso dirigir com mais cuidado.

Uma vez carregado o bagageiro, uma sugestão é rodar por um tempo, antes de pegar estrada, a uma velocidade reduzida para acostumar-se com essa nova dinâmica. Lembre-se também de conferir muito bem, antes de entrar na estrada, se tudo está firmemente fixado.

Por fim, caso tenha mais alguma dúvida, fale conosco na R&B Automotivo. Somos revendedores oficiais de uma das mais respeitadas marcas mundiais de equipamentos para barras de teto e bagageiros, a Thule. Tire as suas dúvidas conosco.

COMPRE SEU RACK THULE NA R&B E GANHE A INSTALAÇÃO.
CLIQUE AQUI!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Promoções

Open chat
Fale pelo Whatsapp
Podemos ajudá-lo?