Skip to content

Por que é importante encerar a pintura do carro?

Muita gente pensa que encerar o carro é apenas uma tarefa para deixar o carro mais bonito, e por isso, não levam o enceramento a sério. Mas aplicar cera na pintura é mais importante que isso.

O resultado estético é apenas uma consequência positiva do enceramento.

O mais importante é proteger a pintura e dar a ela mais durabilidade – e até mais economia no seu bolso! Saiba por que e tire as suas dúvidas sobre o enceramento da pintura:

Por que devo encerar a pintura com frequência?

A cera tem uma função importante de proteger o verniz da pintura. O verniz é a última camada que compõe a pintura do carro (saiba mais aqui: http://www.drbrilho.com.br/blog/quais-sao-as-camadas-da-pintura-de-um-carro). Quando ele fica exposto à incidência do sol ele resseca, fica opaco e sem brilho. Além disso, a cera protege o verniz de dejetos de pássaros e outros agentes químicos. Portanto, a função mais importante da cera é proteger o verniz.

Quando a pintura está encerada pode-se lavar o carro menos vezes?

Sim. A cera cria uma película de revestimento que faz com que a poeira e os detritos escoem mais facilmente na lataria do carro, retendo menos sujeira no verniz. Assim você consegue aumentar o intervalo entre as lavagens, o que é uma economia em seu bolso.

Qual tipo de cera é recomendado?

As melhores são as ceras feitas à base de carnaúba, ou seja, um produto natural. A carnaúba é uma árvore comum no nordeste do Brasil, e de sua palha é extraída a cera, que tem aplicações variadas na indústria. Uma delas são as ceras automotivas.

Com qual frequência devo encerar a pintura?

Isso depende do quanto seu carro fica exposto ao sol durante o dia. Se ele não fica em garagens cobertas, convém encerar a pintura a cada intervalo de 30 a 45 dias; caso seu carro permaneça boa parte do tempo em garagens cobertas, esse intervalo pode ser maior, entre 45 e 60 dias.

É necessário encerar um carro 0 km?

Sim, também convém encerá-lo assim que você chegar em casa. Isso faz com que a pintura original fique mais preservada. Carros novos não costumam vir encerados das lojas.

A cera dá mais brilho?

Sim. Esta é a outra grande vantagem do enceramento. Além de deixar a pintura do seu carro mais protegida, ela ainda contribui para dar um brilho natural e intenso à pintura. Esse brilho se mantém enquanto a cera estiver aplicada. Com o tempo ela vai saindo, e o brilho também diminui. Por isso é necessário reaplicar novamente a cera.

Quais cuidados são necessários antes de encerar a pintura?

Antes de encerar a pintura, é fundamental que o carro tenha sido lavado e bem secado. Nunca aplique a cera com a superfície da lataria suja.

Outra dica é encerá-lo à sombra. Quando exposto ao sol, os raios ultravioleta aceleram a secagem da cera, dificultando sua aplicação e exigindo que você use mais cera do que o necessário.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Promoções

Open chat
Fale pelo Whatsapp
Podemos ajudá-lo?