Skip to content

Por que há erro no velocímetro do carro?

Porque a velocidade no Waze ou GPS é diferente da que aparece no velocímetro?

Quem utiliza o Waze ou aparelhos GPS que indicam também a velocidade já percebeu que a velocidade indicada é inferior à do velocímetro do carro. Mas por que os velocímetros dos carros costumam indicar uma medida superior à velocidade real em movimento?

Esse valor superior varia de modelo para modelo, de unidade para unidade de um mesmo carro e mesmo no próprio carro ao longo de sua vida útil.

O desgaste dos pneus e até mesmo sua pressão de calibragem são fatores que afetam sensivelmente a diferença entre o que o velocímetro está indicando e a velocidade real.

Além deste tem outro fator.

Em geral, esse excedente costuma ser de aproximadamente 5%, com pequenas variações. Por que isso acontece?

As montadoras procuram fazer com que seus carros transmitam a sensação de melhor desempenho e menor consumo (se calculado a partir da quilometragem percorrida, o consumo parecerá menor que o real). Por isso os indicadores apontam uma medida levemente superior.

Uma questão de marketing, e que pode ser levada em conta ao rodar com seu carro.

Por certo, o apelo comercial se reflete também nos números da velocidade máxima que o velocímetro é capaz de marcar. Em geral, eles são muito superiores aos que o carro alcança. Há modelos 1.0, com motor de 59 cv, cuja velocidade máxima não chega aos 150 km/h e seu velocímetro aponta até 240 km/h! É verdade que há fatores que influenciam na velocidade máxima, como declives e vento a favor. Mas nunca a tal ponto.

Por fim, há mais um aspecto compreensível para essa diferença:

O velocímetro de um carro costuma ser o mesmo que equipa diversas versões, por uma questão de redução de custos de produção. Assim, o marcador de um modelo 1.0 pode ser o mesmo de sua versão 1.6, e assim por diante. Ele precisa atender tanto as versões mais econômicas quanto as mais potentes.

Conhece mais alguma? Poste um comentário!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Promoções

Open chat
Fale pelo Whatsapp
Podemos ajudá-lo?