Skip to content

Qual é o modo correto de transportar animais no carro?

Muita gente adora levar o cão ou o gato para passear no carro. Quais são as maneiras corretas e seguras de transportá-los? É preciso precaver-se para que acidentes não sejam provocados.

É preciso em primeiro lugar, levar em conta a segurança de todos. Animais soltos no carro podem distrair o motorista e causar sérios acidentes. Por isso, o Código Brasileiro de Trânsito prevê esta situação como uma infração média: multa e 4 pontos na CNH.

Se o seu cão estiver solto no carro e colocar a cabeça para fora da janela, você pode ser multado.

A mesma punição é imposta para quem transporta um animal entre as pernas, no colo ou à sua esquerda no carro. E se você tem uma picape também pode ser multado se deixar o animal solto na caçamba. Evite estas situações inseguras.

Por isso, mais que escapar de multas, é importante considerar a segurança de todos. O animal deve ficar preso e estável, tal como os passageiros com seus cintos de segurança. No caso dos animais, há três maneiras de prendê-los, e que são os modos corretos de transportá-los: usando uma caixa de transporte, uma cadeira apropriada ou sentado no banco com um cinto de segurança para animais (acessório vendido em qualquer pet shop).

As caixas de transporte são as mais indicadas. Elas devem ser resistentes, arejadas e ser fixadas no banco. Nunca devem ficar soltas. O tamanho da caixa deve ser suficiente para que o animal não fique espremido, nem excessivamente folgado, pois ele poderia deslocar-se e machucar-se em uma freada brusca.

Os cintos de segurança costumam prender o animal no encaixe do cinto do banco traseiro do carro, ligando-o à coleira peitoral. Com ele, o animal fica preso ao cinto e tem seus movimentos limitados. Esta é a opção mais econômica.

Por isso lembre-se que:

  • Não é permitido que o animal fique solto no veículo
  • Não pode levar o animal entre as pernas, no colo ou ao lado
  • Não pode levar o animal solto em caçambas de pickups

As cadeiras para transporte costumam ser as mais adequadas para animais de pequeno e médio porte. Elas são amarradas no banco do carro e permitem que o animal permaneça bem preso, sem poder deslocar-se. Feitas de lona e forradas com tecidos, é uma das mais maneiras mais confortáveis de transportá-los, embora nem sempre a mais barata.

Cuide da segurança do seu bichinho, dos passageiros e dos pedestres. SEJA RESPONSÁVEL!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Promoções

Open chat
Fale pelo Whatsapp
Podemos ajudá-lo?