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Quando devo mudar de marcha?

Muita gente não sabe se muda de marcha antes do tempo ou com atraso, gerando desgaste dos componentes e aumentando o consumo de combustível. Como saber?

A questão não é simples, e nem existe uma resposta única para todos os motoristas. Cada carro e cada tipo de motor têm o seu momento ideal para se mudar de marcha de um modo econômico e aproveitando a máxima potência.

Então, qual é o momento certo para trocar de marcha no carro?

Antes, para saber quando mudar de marcha, é preciso entender que a potência de um motor é variável, ou seja, ela não é constante. Ela depende da rotação do motor. A potência tem um valor X quando o motor está a 1.500 rotações por minuto (rpm), por exemplo, e um valor Y quando está a 3.500 rpm. Cada motor tem um gráfico de potência, que indica, para cada marcha, qual a potência exata de acordo com sua rotação.

Para resumir tudo, o gráfico mostra as curvas de potência em função da velocidade para cada marcha de um motor. Cada motor tem o seu gráfico. Neste do exemplo, para saber o momento certo da troca, é preciso identificar a velocidade nos pontos onde uma curva vermelha toca a seguinte (círculos em azul). Basta traçar uma linha vertical nesse ponto e identificar a velocidade de troca.

grafico-troca-de-marcha

(Fonte: Bestcars)

Repare na lógica: quando a curva de potência começa a cair na medida em que a velocidade aumenta, é preciso subir uma marcha para que a curva de potência volte a crescer, e assim sucessivamente. Desta forma, a velocidade cresce e a potência se mantém elevada. Com isso, você não força o motor em cada marcha, reduzindo o consumo de combustível e o desgaste dos componentes.

Não é algo tão simples, pois depende de se verificar a velocidade a cada marcha. E para cada carro há uma curva de potência do motor, que nem sempre é informada pelas montadoras. É possível também identificar a rotação (rpm) ideal para cada marcha, mas a explicação é ainda mais complicada.

Uma sugestão é perceber quando a potência do motor sofre uma leve diminuição para se passar para a marcha seguinte. Isso mantém a potência relativamente constante e se encontra um ritmo econômico para as trocas, sem desgastar o seu carro.

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