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Saiba quando trocar os Pneus do seu carro

Como saber qual é o momento certo de trocar os pneus do carro?

Vamos dar algumas dicas, mas antes de tudo, é importante saber que não existe uma durabilidade fixa para os pneus dos carros. A durabilidade varia conforme o tipo de piso que o carro roda, o tipo e a qualidade da borracha do pneu do carro e também de acordo com a maneira como você dirige seu veículo.

Freadas bruscas, acelarações forçadas, curvas feitas em alta velocidade até os pneus “cantarem”, uso da calibragem incorreta ou dos pneus desalinhados ou desbalanceados são ações que reduzem a vida útil dos pneus.

Com o passar do tempo, os pneus se gastam e ficam cada vez mais lisos, pois o desgaste da banda faz os sulcos diminuírem sua profundidade. Pneus “carecas”, além de serem motivo para multa, são extremamente perigosos, sobretudo em pistas molhadas. Eles perdem aderência e podem facilmente aquaplanar.

Os fabricantes de pneus em geral recomendam que a profundidade dos sulcos nunca fique abaixo de 1,6 mm. Você pode medir isso com alguma régua ou usar um truque popular: coloque uma moeda de R$ 1,00 no sulco do pneu e confira se sua profundidade é maior que a borda dourada da moeda.

Há também uma solução técnica para essa medição: os pneus atuais saem de fábrica com um indicador de profundidade, que tem um nome em inglês (TWI – Tread Wear Indicator). Ele fica entre os sulcos dos pneus e têm exatamente essa altura de 1,6 mm. Por isso não ficam muito visíveis quando o pneu é novo, mas, na medida em que o pneu se desgata, eles passam a ficar evidentes. Se os pneus do seu carro estão com os TWI expostos e na mesma altura da banda de rodagem, é hora de substituir os pneus.

Por sinal, a altura de 1,6 mm do sulco é uma medida preventiva. Vale ressaltar que quanto mais próximo desta medida, ainda que ela não tenha sido atingida, mais o pneu perde sua capacidade de escoar a água pelos sulcos e sua performance é reduzida. Pode ser recomendável trocar os pneus mesmo antes de se atingir essa profundidade.

Por outro lado, também é importante alertar que há outros casos em que a substituição do pneu deve ser feita de forma imediata, antes mesmo de ter a banda de rodagem gasta. Caso o pneu do seu carro tenha bolhas ou rasgos, troque-os imediatamente.

As bolhas, que às vezes surgem nas laterais dos pneus, são consequência de danos após quedas em buracos ou impactos contra guias de calçadas, ou qualquer outro obstáculo. Elas formam um ponto de fraqueza na estrutura do pneu, que pode não suportar um esforço de maior intensidade, podendo estourar quando mais exigido.

O mesmo ocorre com os rasgos na borracha, que surgem quando o pneu cai em algum buraco no piso e são cortados. Nesses casos, é importante trocar o pneu quanto antes. Um alerta importante é verificar a existência de bolhas ou rasgos nas laterais interiores dos pneus, que não ficam facilmente expostas.

Na hora da troca, o mais indicado pelos fabricantes é substituir todos os quatro pneus e usar o mesmo tipo em todas rodas, caso eles tenham sido usados ao mesmo tempo. Isso assegura maior uniformidade e estabilidade ao rodar.

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