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Revisões e cuidados com o carro para viajar com segurança nas férias

O período de férias escolares costuma ser sinônimo de viagem de carro com a família. Mas é preciso tomar uma série de precauções para que a viagem seja segura e livre de aborrecimentos. E esses cuidados começam muito antes de viagem começar.

Manutenção em dia

Se você não fez uma manutenção preventiva nos últimos meses, é melhor dar uma boa revisada no carro antes de pegar a estrada. É muito importante que vários itens estejam em dia: correias (dentada, alternador, ar-condicionado, bomba d´água), velas de ignição, filtros (de ar, óleo e combustível), óleo (do motor, câmbio e direção), fluidos de freio e do radiador, palhetas dos limpadores do para-brisa, lâmpadas dos faróis, bateria etc.

Falhas em qualquer um desses componentes podem estragar a sua viagem. Faça um check-up no seu carro e viaje tranquilo!

Freios

Verifique se as pastilhas de freio estão próximas de seu limite de desgaste. Se você vai fazer uma viagem longa ou atravessar trechos de serra, pode ser recomendável substituí-las antes de viajar para que elas não alcancem seu desgaste máximo no meio da viagem.

Suspensão

Avalie se os amortecedores e os demais componentes da suspensão estão em boas condições. Não há uma quilometragem padrão para indicar a necessidade de troca dos amortecedores, pois isso depende das condições de rodagem de cada veículo. Mas não é difícil perceber se ele permanece estável ao passar por lombadas e obstáculos. Se isso não ocorre ou se você ouve barulhos na suspensão nessas situações, convém revisar a suspensão.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros. Se essa marca foi ultrapassada, ou se o veículo sofreu algum impacto forte em buracos ou obstáculos recentemente, convém realizar esses serviços.

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Pneus

Verifique a profundidade dos sulcos. O limite é uma profundidade de 1,6 mm, mostrada por um indicador na banda, o TWI. Mas se você trafega em rodovias em que chuvas fortes são frequentes – o que é muito comum durante o verão -, é melhor que essa profundidade não seja inferior a 3 mm. Antes de pegar a estrada é importante calibrar todos os pneus, incluindo o estepe. Se você vai levar carga máxima, os fabricantes indicam uma pressão mais elevada, que é preciso ser respeitada.

Bagagem

Não basta colocar de qualquer maneira as bagagens no porta-malas. Recomenda-se que seu peso esteja bem distribuído. Coloque primeiro, na parte mais baixa e mais à frente, as bagagens mais pesadas. Evite deixar objetos pesados na parte mais alta ou mais atrás no porta-malas, para que isso não afete o equilíbrio do peso no veículo. Se você tem um bagageiro, guarde nele os objetos mais leves e menos volumosos. Excesso de peso no bagageiro pode desestabilizar o veículo.

Faróis

Eles agora são obrigatórios nas estradas. Portanto, não deixe de acendê-los durante a viagem. Antes disso é preciso revisar se todas as luzes se acendem corretamente. Se o seu porta-malas ficou muito pesado e a traseira “arriou”, regule a altura do facho dos faróis dianteiros para que eles não ofusquem os demais motoristas. Os veículos mais modernos possuem comandos para isso no painel.

Reações mais lentas

Por fim, lembre-se que o veículo mais pesado tem comportamento bem diferente daquele do cotidiano. Ele terá reações mais lentas, vai precisar de mais espaço para as freadas e não terá uma aceleração com a mesma agilidade. Lembre-se disso para manter o veículo sempre sob total controle.

 

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